Walls
Em termos de perceção, as paredes são estruturas bidimensionais. Num primeiro olhar apresentam-se como barreiras (que protegem, separam, dividem, marcam, escondem). No entanto, são paradigmáticas no sentido em que enaltecem a sensação de profundidade, há sempre algo que lhes é anterior, algo que conseguimos ver e, eventualmente, algo que está para lá delas, longe da nossa vista. Elas sugerem tridimensionalidade.
Esta série é parte integrante de uma investigação, através da prática, sobre a narrativa nas artes visuais (imagem estática e em movimento), mais especificamente sobre a impossibilidade da sua “não existência”. Esta investigação está a ser desenvolvida na University of South Wales, em Newport, Reino Unido.
A série “Walls” é um conjunto de dez molduras de madeira, cada uma com entre uma e três camadas de imagens. Cada camada está montada com uma distância de 1cm a separá-la da seguinte.
10 fotografias || Impressão jato tinta sobre papel Canson (photo mat paper) | Contra-colagem em cartão de lombada preta; montagem das várias camadas em moldura, com proteção de vidro || 51,5x41,5cm
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Perception wise, walls are two-dimensional structures. At first they appear as barriers (to protect, hide, separate, divide, mark). However they are paradigmatic in a way that they enhance the perception of depth, there is always something before them that we can see and, eventually, there is something beyond them, away from our sight. They suggest tridimensionality
“Walls” is a part of an ongoing practice-based research about the impossibility of non-narrative in the visual arts. This research is being developed at the University of South Wales, in Newport, UK.
The “Walls” series consists of ten wooden frames with one to three layers of images each. Each print is pasted on black spine cardboard and mounted at a distance of less then 1cm apart from each other.
10 photographs || Inkjet print on Canson paper (photo mat paper) | Mounted in black spine cardboard, inside a wooden frame with glass | 51,5x41,5cm